A nossa empresa

Após a independência, em 1975, a aviação inscreve-se na ordem do dia das grandes questões de Cabo Verde. Até então, e excepto o Aeroporto Internacional do Sal, todos os outros aeródromos estavam sob a tutela dos TACV, e não havia qualquer tipo de serviço de tráfego aéreo prestado nestes aeródromos. Com a criação da ASA, estes passaram imediatamente para a sua gestão, com intuito de desenvolvê-los, quer na questão de infra-estruturação como na implementação dos serviços de trafego. De 1976 a 1980, Cabo Verde desenvolve acções conducentes à criação da FIR Oceânica do Sal.

A criação da ASA – Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea – E.P., a 17 de Fevereiro de 1984 foi um facto deliberado, integrado numa dinâmica global de desenvolvimento de um país que quer uma empresa pública vocacionada não só para a gestão da principal infra-estrutura aeroportuária e a segurança das aeronaves no espaço aéreo de Cabo Verde, como também para a extensão da rede aeroportuária nacional.

A empresa vem a designar-se por ASA – Aeroportos e Segurança Aérea – S.A., a partir de junho de 2001, quando passa a Sociedade Anónima e a reger-se pelo código das empresas comerciais, mantendo-se, no entanto, a titularidade de todos os direitos e obrigações de que era detentora a ASA – E.P.

Trinta e sete anos após a sua criação, a empresa tem-se regido por uma firme e contínua aposta no desenvolvimento tecnológico, na modernização das infraestruturas e na capacitação dos seus recursos humanos, por forma a encarar os desafios da atualidade com competitividade, dinamismo e segurança.

Seja bem-vindo à nossa casa.