Rádio Ajudas e RADAR

Os seguintes tipos de Radios Ajudas estão disponibilizados para a Navegação aérea:

Rádio-ajudas para navegação, aproximação e aterragem

  • Instrument Landing System (ILS);

Rádio-ajudas para navegação aérea

  • Princípio de funcionamento, características operacionais e aplicação dos sistemas VHF Omni Range (VOR), Distance Measuring Equipment (DME).

 

RADAR

O sistema de três estações RADAR disponibilizado em Cabo Verde está implementado nos seguintes pontos estratégicos: Monte Tchiota (Santiago), Pedra rachada (S. Antão), Morro Curral (Sal).

Esses radares secundários equipados de “transponder” auxiliam principalmente no Controle e Vigilância do Tráfego Aéreo em Rota e em Aérea Terminal. Com uma grande cobertura do espaço aérea de sobre responsabilidade de Cabo Verde, a FIR Oceânica de Sal.

 

Sistemas ATS

O novo sistema de ATS que foi operacionalizado no 15 de Abril 2004, substituir o sistema convencional de controlo de tráfego aéreo da Região de Informação de Voo do Sal (FIR) e da Área Terminal (TMA), que operava desde 1980.
É um sistema produzido pela empresa espanhola Indra.
Trata-se de um sistema de controlo com as componentes ADS (Automatic Dependent System) e CPDLC (Controller Pilot Data Link Communication) que advém da implementação das novas tecnologias baseadas em Satélites de Navegação e de Comunicações.