Carreira

O universo de funções da asa integra-se em carreiras profissionais diferenciadas.

Cada tipo de carreira identifica uma sucessão de funções, cujos conteúdos têm natureza semelhante e níveis de complexidade e responsabilidade crescentes.

Deste modo, todas as funções são integradas numa carreira específica, de acordo com a caracterização dos seus conteúdos funcionais e competências requeridas.

 

O sistema suporta-se em 4 tipos de carreiras profissionais, a saber:

Carreira Técnica

Conjunto de tarefas que definem a identidade de uma ou mais funções, cujo conteúdo se caracteriza por ser, predominantemente, de natureza científica, nomeadamente de estudo, concepção e adaptação de métodos e técnicas, de âmbito especializado ou geral, que requerem uma preparação específica. Garantem a coordenação e execução das actividades de suporte técnico a toda a organização.

 

Carreira Operacional

Conjunto de funções, cujo conteúdo se caracteriza por ser predominantemente de natureza operacional. Suas tarefas estão directamente relacionadas com o planeamento, coordenação e/ou execução das actividades nucleares da empresa, através da adaptação e aplicação de métodos, técnicas e procedimentos, de âmbito especializado, que requerem uma preparação específica.

 

Carreira Administrativa

Conjunto de funções, cujo conteúdo se caracteriza por ser predominantemente de execução e aplicação de métodos, processos ou técnicas de carácter administrativo, não implicando estudo ou concepção. Garantem a execução de actividades de suporte administrativo e logístico a toda a organização.

 

Carreira de Apoio

Conjunto de funções, cujo conteúdo se caracteriza por ser de execução e aplicação de métodos, processos e técnicas de carácter de apoio, suporte e prestação de serviços auxiliares.