História

O Aeroporto Internacional da Praia é um das obras mais emblemáticas do Governo de Cabo Verde, representando para a ASA, enquanto operador aeroportuário, um dos maiores desafios da sua história. O que não é para menos, já que o ADP foi o primeiro aeroporto a ser construído e certificado depois da independência, tendo um impacto significativo no sistema de transportes e na dinamização da actividade económica, turística, comercial e de negócios, em Santiago e em Cabo Verde.

As obras de construção do Novo Aeroporto da Praia foram desenvolvidas com base num Plano Director apresentado pela Empresa de Aeroportos e Navegação Aérea de Portugal (ANA-EP), em 1990. As obras arrancaram em Fevereiro de 1998.
A pista foi desenhada com um comprimento de 2.100m, utilizáveis à descolagem em ambos sentidos; A pista 03, com uma soleira deslocada de 200m, foi definida como a preferencial para as operações de aterragem.

Ilha de Santiago

A sede administrativa, política e económica do país fica em Santiago: a sua capital, Cidade da Praia, construída sobre um planalto basáltico e com traços fortes do tempo colonial como prova a arquitectura da maioria dos prédios da cidade.

Ilha de Santiago está recheada de atracções históricas e lindas paisagens, foi a primeira ilha a ser povoada após a descoberta do arquipélago. Com uma área de 992 Km2, é a mais extensa e populosa do arquipélago albergando mais de metade da população de Cabo Verde. O interior montanhoso, adequado à prática do montanhismo, apresenta vales sinuosos e profundos, alguns com fontes de água permanentes.

Os navegadores portugueses, António Noli e Diogo Gomes chegaram a Santiago em 1460 e estabeleceram a primeira colónia portuguesa na ribeira Grande (actual Cidade Velha). A cidade prosperou como entreposto comercial, reabastecendo navios e no tráfico negreiro. A vulnerabilidade da sua orla costeira, exposta a constantes ataques de piratas e corsários, determinou o seu declínio e transferência, em 1770, da capital e sede do governo do arquipélago para a cidade da Praia.